Notícias

Inovação têxtil sustentável para uniformes escolares garante à GBU Fibras o Prêmio Eco 2017 da Amcham

Com a criação do fio têxtil inteligente e sustentável Rhodianyl® Bio, a GBU Fibras conquistou, pela terceira vez, o Prêmio ECO, o mais tradicional troféu de sustentabilidade empresarial do País, concedido pela AMCHAM – Câmara Americana de Comércio.Resultado de dois anos de pesquisas e desenvolvimento nos laboratórios do negócio, o Rhodianyl® Bio é o primeiro fio têxtil de poliamida biodegradável indicado para a confecção de uniformes escolares.

O produto oferece todos os benefícios da tradicional poliamida Rhodianyl® Helanca, que está há ​mais de 50 anos no mercado, como toque macio, extremo conforto, respirabilidade, absorção de umidade, easy-care, fácil lavagem e inúmeras cores, além de agregar às suas características a biodegradabilidade. Isso quer dizer que os uniformes feitos a partir desse fio terão a capacidade de se decompor em até três anos após serem descartados corretamente em aterros sanitários.“O respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade estão avançando no cotidiano das escolas e nada melhor do que​ oferecer ao estudante e à sua família a possibilidade de que seu primeiro contato com esses temas, inclusive por meio do uso de um uniforme feito a partir de um fio têxtil biodegradável como o Rhodianyl® Bio”, afirma Renato Boaventura, presidente da GBU Fibras. 

O desenvolvimento desse novo produto, feito em parceria com a Pole Scola®, amplia a gama de têxteis sustentáveis da empresa e representa um avanço importante na oferta de soluções para o mercado de confecção de uniformes escolares, um artigo têxtil com um ciclo de vida mais complexo do que uma roupa casual, uma vez que tem uma finalidade específica e carrega um sentido simbólico muito relevante.

O mercado de confecção de uniformes escolares abrange em torno de três mil empresas em todo o País. Os têxteis sintéticos compõem 70% desse tipo de vestuário, sendo a matéria-prima principal na confecção de uniformes escolares. A tecnologia inovadora do Rhodianyl® Bio tem um papel fundamental para equilibrar a sustentabilidade de toda a cadeia têxtil produtiva, além de conscientizar as futuras gerações sobre a importância da escolha de roupas que gerem menor impacto ao meio ambiente. “Queremos cada vez mais criar produtos amigos do meio ambiente. A nossa missão, junto com os nossos clientes, é a de desenvolver soluções que atendam a essa demanda, contribuindo para um mundo melhor para as futuras gerações”, acrescenta Renato Boaventura. Segundo ele, a estratégia de crescimento da empresa está baseada na oferta de tecnologias, processos e produtos com forte pegada em desenvolvimento sustentável.

Assim como todos os demais fios têxteis da Rhodia, o Rhodianyl® Bio também tem a certificação internacional Oeko-Tex (standard 100, classe 1), que atesta a sua segurança de uso para a confecção de roupas para adultos, crianças e bebês.

Diretores da Pole Scola
Mozart Jorge e Kleber Oliveira


GBU Fibras participa da Feira Cultural e Tecnológica 2017 dos Colégios Vicentinos

No dia 30 de setembro, a GBU Fibras esteve na Feira Cultural e Tecnológica 2017 da rede dos Colégios Vicentinos para divulgar o novo Rhodianyl® Bio, um fio têxtil inteligente e biodegradável de poliamida, aplicado em uniformes escolares amigos do meio ambiente. A tecnologia das peças oferece extremo conforto, toque macio, respirabilidade, absorção da umidade, fácil lavagem e aplicação de cores diversas que não desbotam. 

O evento, realizado no Colégio Santo Antônio de Lisboa, uma das seis unidades da rede que conta com mais de 6.300 alunos, teve como tema a sustentabilidade. As famílias dos estudantes foram convidadas a conhecer projetos voltados ao meio ambiente. Na ocasião, tiveram a oportunidade de visitar o estande da Rhodia em parceria com a Pole Scola, confecção especializada em uniformes escolares.